quinta-feira, 9 de julho de 2009

ATUM RAMIREZ




Ontem passou na RTP1 uma reportagem sobre empresas portuguesas que, não só não parecem afectadas pela crise como até continuam a crescer.




Isto é espantoso, e mais espantoso équando alguém se lembra de nos mostrar o outro lado da crise, o lado de quem sabe contornar com saber, criatividade e excelência este crescendo de desespero económico que nos é comum a todos.




Penso que um dos maiores problemas dos portugueses, nossos portanto, é o de pensarmos pequenino quando todos deveríamos saber que grandes oportunidades se criam e nascem em tempos de crise, nem sequer é necessário ser economista para saber isto.




Paralelo a isto tudo existe também outro factor de extrema importância a que hoje parece não dar-se importância absolutamente nenhuma. Os empresários aproveitam-se desta e doutras e quaisquer pretexto para explorar simplesmente quem para eles trabalha, criando climas de instabilidade e insatisfação na sua massa laboral. Creêm assim deter o poder e retirar as regalias sociais que entretanto se foram adquirindo, e conseguem-no. O espectro do desemprego assusta e faz com que todos nos encolhamos perante a hipótese de sermos mais uns a engrossar as estatísticas ( algumas vezes manipuladas) dos desempregados deste país .


Ouvi criticas aos trabalhadores da AutoEuropa por não cederem às propostas chantagistas de abdicarem das remunerações estabelecidas aos sábados, pondo assim em causa muitos postos de trabalho.

Tudo vale, pergunto-me se os gestores também reduziram as suas remunerações...




Bem, mas quero mesmo é chegar ao exemplo apresentado na tal reportagem da RTP1, e falo deste exemplo porque foi o que mais se destacou no aspecto, não só camaleónico de adaptação às necessidades de forma a crescer com a crise, mas E SOBRETUDO, ao FACTO DE MANTER AS SUAS PREOCUPAÇÕES SOCIAIS PARA COM OS TRABALHADORES, mantendo creches, transportes para os funcionários e mais umas quantas regalias, seguros e outros pequenos mimos insignificantes até, mas que para os trabalhadores são muito importantes e que fazem com SE ORGULHEM DE TRABALHAR PARA O SR. RAMIREZ!


PARABÉNS SR. RAMIREZ E OBRIGADA EM NOME DE TODOS OS TRABALHADORES DESTE PAÍS QUE NÃO SABEM O QUE É O RESPEITO POR PARTE DE QUEM OS (MAL) EMPREGA!

Sem comentários: