quinta-feira, 20 de março de 2008

A Enfermeira!


Procurei por toda a net -toda não teria sido concerteza, maneiras de falar- e não encontrei uma única imagem/fotografia que represente a "enfermeira", salvo as que preenchem os imaginários eróticos de muitos, agora enfermeira a sério...não há!
Por isso, a imagem ao lado bem como o texto que a acompanha, apesar de não serem o meu género, foi o que encontrei que mais se aproxima do que quero expressar.


Claro que as generalizações são exageradas e que haverá excepções ,tenho a certeza que sim, muitas de certeza, o que faz daquelas a quem me refiro ainda mais dignas de louvor.
Não sei quantos de vós já passaram pelos hospitais públicos, quase todos provavelmente e não sei qual a vossa opinião acerca do assunto, por isso só posso falar das minhas experiências vividas e presenciadas.

Fico sempre com um nó na garganta feito de emoção e admiração de cada vez que passo pelo hospital, fico sem jeito de agradecer e só consigo gaguejar uns "muito obrigado" que em nada exemplificam a gratidão que me vai na alma, por isso queria aqui dizer, para quem o quiser ler, a admiração que tenho pelos enfermeiros.
Também não sei se nos restantes hospitais do país se exerce a enfermagem da mesma formas, como já disse, falo do que conheço, e o que conheço são as enfermeiras (quase todas mulheres, sim) do Hospital Distrital de Faro.

O carinho, a dedicação,a paciência e o profissionalismo destas deixam-me sempre a pensar que não são deste mundo, por isso procurei uma imagem que as representasse com asas de anjo.

A qualquer hora do dia ou da noite elas acorrem ao tocar da campaínha que alguns pacientes insistem em tocar só porque a dita (a campainha) está à mão de semear, que é como quem diz, de tocar!

A verdade é que as pessoas no geral (lá vem mais uma generalização perigosa) são demasiado exigentes, especialmente com os outros, aposto que não o são para com elas próprias da mesma forma ou então teríamos um país altamente cumpridor, o que não me parece que seja a realidade portuguesa.

São também maledicentes, e quando abrem a boca é sempre para criticar.Assisti mais uma vez a tudo isto no hospital, e mais uma vez a única certeza que trouxe é que temos as melhores enfermeiras do mundo - não que eu conheça o mundo, mas aposto que assim é!

E porque acho que já expressei tudo o que queria, que mais não é que um elogio às enfermeiras, por aqui me fico de lágrima no olho e o coração cheio de gratidão.
Senhoras Enfermeiras do 4º piso poente,do 5º piso, de oncologia-quimioterapia e senologia (e provavelmente outras mais com quem me tenho cruzado)do Hospital de Faro:


Um Enorme Obrigada por existirem e nos ajudarem de forma tão sublime a sarar os nossos males,que tantas vezes são mais de alma que de corpo.

Ah, e se por acaso algum de vocês conhecer alguma enfermeira do Hospital de Faro, digam-lhe lá que alguém muito agradecido lhes prestou homenagem aqui neste espaço,tá?
Pronto, capítulo " hospital" encerrado,acabaram as lamechices!!!
Beijos :)

2 comentários:

MIM disse...

Ahaha Ó Lamechas! Eu cá por mim tenho alergia a batas mas admiro quem as veste, especialmente se forem da qualidade das que aqui referes... Bom seria se todos os profissionais de saúde tivessem esse dom...

Beijooosss

Elisabete Ferreira disse...

Se voltas a chamar-me lamechas...tiro-te o telemóvel, óvistes?
:D
é, eu tenho tido sorte com o pessoal, e quanto à alergia às batas, hummmm, ele há batas com cada conteúdo, ui ui ;)bejos migão