quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Artigo de opinião de Boaventura de Sousa Santos,in "Visão"nº756

«O Descodificador

Frequentemente,um pequeno acontecimento revela aspectos da vida colectiva que, apesar de importantes,permanecem submersos na consciência dos cidadãos e na opinião pública.A destruição de um campo de milho transgénico no Algarve é um desses acontecimentos.Através dele revelaram-se,entre outras, as questões da legitimidade das lutas sociais,da propriedade privada,da influência dos interesses económicos nas legislações nacionais,do papel do Estado nos conflitos sociais e da possível nocividade dos organismos geneticamente modificados (OGMs)para a saúde pública.
As lutas sociais são frequentemente compostas de acções legais e ilegais.Os actos fundacionais das democracias modernas foram,quase sem excepção,ilegais:greves e manifestações proibidas,lutas clandestinas,insurreições militares(como o 25 de Abril),actos que hoje consideramos istas(como os do «terrorista»Nelson Mandela).Em certos contextos,os activistas podem escolher entre meios legais e ilegais(como no caso vertente),noutros não têm opção que não a da ilegalidade...
A propriedade privada é um alvo difícil,porque as concepções sociais a seu respeito são muito contraditórias e evoluem históricamente.Os primeiros impostos sobre o capital industrial não foram considerados violação do direito de propriedade?Há violações da propriedade privada que não causam qualquer comoção social apesar de serem graves,por exemplo,os salários em atraso.No caso dos transgénicos,o tratamento do direito de propriedade apresenta contradições flagrantes.Por um lado, a polinização cruzada faz com que as culturas convencionais venham a ser contaminadas pelos OGMs, o que, sendo uma violação do direito de propriedade,não levanta nenhum clamor.Por outro lado,um agricultor canadiano,vítima de polinização cruzada,foi obrigado a pagar uma indemnização à Monsanto,empresa de sementes,por ter violado o direito de propriedade desta (a patente) ao usar sementes que tinham sido contaminadas contra sua vontade.
Estas contradições decorrem do fortíssimo lóbi das grandes empresas de sementes,cinco ou seis a nível mundial,na legislação e nas políticas nacionais. Só essa pressão explica que Portugal - durante um tempo visto como refúgio da agricultura biológica e orgânica da Europa - seja hoje um dos seis países a aceitar os transgénicos; que a legislação portuguesa seja tão enviesada a favor dos OGMs que quase parece ter sido redigida pelos advogados das empresas; que o ministro da triste figura faça, de um campo de milho, um campo de batalha a exigir imediata ajuda humanitária;que os técnicos do Estado papagueiem,como ciência, os press releases da Monsanto e escamoteiem a questão principal: se os OGMs fazem mal às borboletas e outros animais inferiores porque não accionar o princípio da precaução?
Este lóbi encontra no caldo de cultura conservador da opinião pública o contexto ideal para estigmatizar a oposição aos seus interesses.E assim os activistas são transformados em «eco tas» ou «terroristas light».»

NOTA: Esta coluna foi dedicada pelo autor a Eduardo Prado Coelho


E porque me identifico totalmente com o conteúdo deste artigo, aqui o deixo para vossa reflexão!

domingo, 26 de agosto de 2007


definição de mim!
mar,estrelas, cometas e pózinhos de prlimpimpim!!
Tatuagem de Nicky
(foi o melhor que consegui com a câmara do telemóvel! )

sábado, 25 de agosto de 2007

Boa vizinhança!

Este ano os meus vizinhos de cima vieram mais cedo!
Chegaram de noite, sem avisar ninguém...devagar, com pézinhos de lã, e pela noite dentro fizeram-se anunciar!
Altas horas da noite e era um arrastar de móveis de atordoar os ouvidos.Baldes de água atirados ,de cima, a jorros.
Não deu para descansar...esta noite dormi com água a correr e tambores a ribombar...ou seriam foguetes?!?
Eu gosto muito dos meus vizinhos de cima, especialmente quando eles chegam assim, a meio do quente e interminável agosto deste algarve a rebentar pelas costuras.
Parece-me que vieram só de fim de semana, tenho pena, porque já tenho saudades deles, e esta visita vai saber-me a pouco!

Já vos disse que eu moro- tal como diz a canção- no 1º andar a contar vindo do céu?
Bem- vinda chuva que lavas as ruas e as almas(embora as uvas do Miguel,muito provavelmente,tenham sido arruínadas esta noite)!
É quase SETEMBRO! mmmmmmm até que enfim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

´tá quase!!!!!!!!!!!!!!!!


Calma amiga storming...não faças tanta tempestade nesse copo de água que é o algarve.

Desta vez quase que transbordou, o algarve e a minha paciência!

Graças a Deus que agosto está por um fio!

Não há pachorra!!!!!!!!!!!!

eles também foram!

célita...há mais quem vá ao milho! ;)

pipocas


e agora? acabaram as pipocas?!?
lá se vão os lucros das salas de cinema!

Carta da Mãe Natureza

sexta-feira, 24 de agosto de 2007


leilões

O Ártico vai a leilão!
Agora é que vai ser poluir!
Que se dane o pessoal que estiver cá daqui a uns anitos, importa mesmo é rentabilizar a coisa!
Ele é petróleo, ele é gás natural, ele é novas rotas comerciais...quem se lixa...é o urso polar, mas...também, o que é que isso importa?!? assim como assim, daqui a uns anos já não vai estar cá ninguém para dar pela falta!

segunda-feira, 20 de agosto de 2007



vermelha por dentro!


verde por fora...

domingo, 19 de agosto de 2007

melancia

sabem aquela coisa redonda, verde por fora e vermelha por dentro????
é, sou eu! :)
o blogue é verde, mas eu...sou vermelha, não se confundam ;) e redonda também...enfim, não há bela sem senão! :)


ok,se calhar é preciso esforçar-me um pouco mais!
apeteceu-me vir para aqui armar-me em carapau de corrida,coisas...
estava eu a ver o telejornal(nem sei de que canal), e de repente apareceu mais uma notícia daquelas que me fazem pensar:
-em que é que isto melhora o mundo?????
a notícia em causa não era nada de especial(exactamente!), a "greenpeace" juntou 600 pessoas, que se despiram e se fizeram fotografar,num glaciar (brrrrr), por causa do aquecimento global!!!!!!!!
eh pá, se vocês conseguirem,gostaria que me explicassem: EM QUE É QUE ISTO contribui para o "arrefecimento" global!?!?
bem, concordo, naquele instante o mundo foi mais fresquinho...para aquelas 600 pessoas nuas e a tiritar!

ACEITAM-SE EXPLICAÇÕES, PORQUE A MINHA PARCA INTELIGÊNCIA NÃO CHEGA LÁ!

E pronto, o blogue é para isto, para que perguntem e expliquem coisas que eu, como o tal programa que muito aprecio- Prazer dos diabos-acho serem coisas mesmo verdadeiramente estúpidas!

sem título!

afinal é assim que se faz um blogue! não? !? é preciso escrever cá coisas???
ah...assim dá mais trabalho,eh, acho que vou inverter as regras: escrevam vocês,acham bem? ok, combinado!